quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ATIVIDADE 2



Eliane de Fátima Roggia, 44 anos de idade, casada, um filho, residente e domiciliada no município de Cachoeira do Sul a 25 anos, natural de Faxinal do Soturno. Inicie minha vida profissional como recepcionista no Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul. Um dos pré requisitos para o ingresso como recepcionista nesta instituição era ter o curso de datilografia, como necessitava muito deste emprego diz ser conhecedora da máquina, tinha alguma noção pois havia iniciado o curso mas não concluído, nos anos 80 era o que exigiam para o ingresso em qualquer serviço burocrático. Sofri muito pois tinha dificuldades no manuseio da máquina mas consegui superar com o tempo. Cursei Pedagogia entre os anos de 1982 a 1987, com especialização em Supervisão. Continuava a trabalhar na mesma instituição, de recepcionista passei a auxiliar de escritório e após minha formatura em Pedagogia passei a Direção da Creche da instituição, essa atende filhos de funcionários. Permaneci nesta função por cinco anos.

Em 1993 após o nascimento de meu filho não retornei, indo mais tarde a trabalhar em nossa empresa. Meu marido é corretor de imóveis e eu fui ajuda-lo na administração da imobiliária. Nesta época estavam surgindo os primeiros computadores, lembro muito bem da primeira máquina que adquirimos, não existia maus, tudo era realizado pelo teclado, e não se fazia muitas coisas, pois pouco se sabia manusear aquela máquina. Foi trocado a máquina de escrever pelo computador, mas como utilizá-lo? Não realizei curso apenas com a prática do dia a dia fomos aprendendo e conhecendo as ferramentas necessárias e principais para o nosso fazer diário. Digitava-se textos e trabalhava-se em programas prontos como para impressão de recibos, contratos etc...

Em 1997 cansei de trabalhar juntamente com o marido, os problemas diários da empresa estavam prejudicando a nossa vida conjugal, foi quando então resolvi a trabalhar no que eu havia me preparado na Universidade. Surge então uma oportunidade de trabalho na Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, assumi a direção do Abrigo e Lar Transitório por um ano depois por mais um a Direção do Patronato Municipal. Me apaixonei pelo social. Ingressei na Universidade em 2002 para cursar Serviço Social, vindo a me formar no ano de 2005. Enquanto freqüentava o curso me preparava para concursos na área do magistério, foi quando me inscrevi no concurso de 2004 em Paraíso do Sul. Existiam duas vagas para Supervisão, passei em primeiro lugar. Fui nomeada em julho de 2004. Continuei com o curso de Serviço Social. Minha formatura foi no dia 6 de janeiro de 2006 no dia 26 do mesmo mês assumi com vinte horas semanais como Assistente Social na Secretaria do Trabalho e Ação Social.

O tempo foi passando, senti a necessidade de retornar aos bancos acadêmicos, realizei no ano de 2007 uma especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão. Hoje procuro sempre estar atualizada, participo de diversos cursos nas duas áreas que escolhi como profissão e me realizo fazendo o que faço. As novas tecnologias estão incluídas no meu processo de crescimento profissional e pessoal.

Um comentário:

Curso Introdução à Educação Digital disse...

Eliane!
Ao ler teu relato, pude te conhecer melhor e comparando ao vídeo de Santos Dumont, como é preciso sonhar e se propor a conquistar nossos sonhos, foi o que fizestes e a vejo feliz.Senti ainda que a aproximação com as tecnologias acontecue em tua vida como uma necessidade, pois as graduações exigem esta nova concepção, a de estarmos inseridos no processo do uso das tecnologias em favor da construção de novos conhecimentos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul