quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Quem sou


Faço o que amo. Sou professora e não saberia ser outra coisa!!! Isto é o que digo quando me perguntam em que trabalho.

Sou Marisane Fernanda Kluge, tenho 27 anos e sempre sonhei em ser professora, tanto que minhas brincadeiras de criança eram de aulinhas com alunos de faz de conta e atividades escritas em paredes, portas e janelas levando minha mãe e avó à loucura.

Sonho realizado em 2000 quando me formei no magistério e cheia de expectativas, sonhos e esperanças, em 20001, fui trabalhar em minha primeira escola, bem diferente de todas as realidades vivenciadas até então. Multisseriação, longe de casa caminhando 8 km diários em uma localidade que não conhecia e da qual todos falavam com receios, merenda escolar e limpeza pra fazer e a “solidão” por trabalhar sozinha sem ter com quem trocar idéias, compartilhar trabalho e dividir as alegrias e dificuldades do dia a dia.

Com o trabalho de estágio no magistério veio a certeza de que só com o este curso nunca estaria realmente preparada para auxiliar as crianças na jornada do aprendizado escola-vida e então realmente aconteceu o encontro do meu eu com o eu que sempre sonhei ser no curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Hoje, concursada no município de Ibarama desde 2001, trabalho na escola em que estudava quando criança, mais um sonho realizado há 4 anos, e este ano estou diretora e trabalham comigo uma equipe maravilhosa de professores que em suas práticas educacionais diárias demonstram todo o amor e a importância que vêem na educação e nos alunos fazendo de tudo para que a educação tenha cada vez mais sentido para a vida de cada um deles.

Trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edwaldo Henrique Drews, localizada em Lomba Alta, zona rural do município onde são trabalhadas as 5 primeiras séries do Ensino Fundamental. Os recursos de informática na escola eram inexistentes até 2 meses atrás,agora contamos com um computador que é usado pelos professores, os alunos para terem contato com computadores são levados de escolar até a escola municipal sede na sala do tele centro onde recebem noções básicas de informática.

A oportunidade nos oferecida para participar deste curso é uma porta que se abre para a oportunidade de trabalharmos com nossos alunos quando pudermos levá-los ao tele centro sem precisarmos depender de um monitor que dificilmente está disponível. Também é a oportunidade para me atualizar e reafirmar a necessidade de freqüentar um curso de informática para aprender mais sobre esta tecnologia tão necessária para a vida profissional e pessoal.

Um comentário:

Curso Introdução à Educação Digital disse...

Marisane!
Ao ler teu texto pude conhecê-la melhor e ainda ver que hoje o início do trabalho no magistério ainda continua árduo, pois comecei a 30 anos atrás em uma escola multisseriada e longe onde exercicia a função de professora,direção,supervisão, merendeira,etc...Hoje em um mundo em que as tecnologias de ponta assumem um papel relevante ainda vimos esta realidade. É entristecedor, pois a educação é a base de tudo. Se pararmos para refletir muitos problemas seriam evitados se realmente a educação fosse vista sobre outra ótica.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul