terça-feira, 4 de novembro de 2008

Atividade 2 - writer

Sou uma profissional que gosta de “desafios” e acredito na inserção tecnológica como ferramenta de qualidade pedagógica. A tecnologia já está inserida na vida das crianças, adolescentes e grupos de terceira idade com bastante propriedade. Até certo ponto, isto é bom, por outro lado temos que fazer a intervenção otimista e direcioná-la para o lado positivo e não deixar de ter a visão crítica e separar o que é bom do que não é bom! É preciso como profissional na área da educação fazer a intervenção necessária e qualificar a influência da tecnologia sem perder o “controle”.

É muito comum ver jovens “ligados” no celular, concentrados na comunicação imediata com o outro, é preciso qualificar esta concentração e direcioná-la para o trabalho de sala de aula. Que língua é esta adotada para economizar “letras”? Que sinais “abreviam” a conversa? Como “interagir” nesta linguagem estranha e diferente? Como me aproximar do meu filho e do meu aluno para tomar parte neste mundo tão envolvente?

É preciso acompanhar esta evolução tecnológica e participar ativamente deste contexto para interferir positivamente, sem esquecer do aprender x ensinar, da construção do conhecimento, da importância das relações pessoais, humanas, do carinho, do afeto, da necessidade de sermos “humanos”.

A tecnologia está presente em nossas vidas nos mais diferentes momentos e situações. No banco, supermercado, auto-atendimento, comunicação, televisão, jornal, eventos, escola, segurança, nos relacionamentos, etc.

A geração mais jovem está plenamente inserida neste mundo virtual, sem qualquer problema! Eu diria até com muita “facilidade”!

É interessante no ambiente escolar proporcionar situações de aprendizagem atreladas ao uso tecnológico sem desvalorizar o antigo “quadro” e “giz”, pois também tem sua função e não podem ser “deletados” por serem ultrapassados. É importante usar de forma construtiva o domínio tecnológico e fazer com que exerça melhoria na vida das pessoas ou que venha contribuir na qualidade de vida.

Vamos valorizar o que aprendemos e “como” aprendemos e investir tranqüilamente no moderno e atual.

Maristela Venturini de Souza

Um comentário:

Curso Introdução à Educação Digital disse...

Conheço tua caminhada pedagógica e sinto que acreditas no que faz, e está sempre procurando se atualizarpara repassar aos alunos. São de professores assim que precisamos que estejam a frente das "Salas de Aula Digitais" impulsionando o trabalho. Continues assim correndo atrás...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul