CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ALIADOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
A importância do conhecimento tecnológico científico para o Brasil e sua vital influência na inserção de todos na era tecnológica traz intrínseca em sua evolução a participação do homem pesquisador e preocupado em cada vez mais apropriar-se de novas técnicas capazes de faze-lo avançar na preservação de seu patrimônio cultural e territorial.
Conforme Silvia Hoff, pesquisadora desta área; nos diz que os satélites comerciais mais modernos, hoje, têm câmeras que chegam a uma resolução de imagem de um metro; há satélites atualmente com uma resolução espacial de 20 cm (e até menos, como os satélites norte-americanos Big Birde Key-Hole), ou seja, cada ponto na imagem digital gerada pelo satélite equivale a uma área de 20 cm2, o que permite obter imagens bastante detalhadas da superfície da Terra. No entanto, imagens com resoluções espaciais superiores a um metro são de uso exclusivo de militares. Ou seja, a preservação de territórios brasileiros fica garantida, incluindo a maior riqueza pertencente ao Brasil: a Amazônia.
Desta forma a tecnologia nos proporciona esta capacidade de integração com o meio ambiente que de outra forma exigiria um número superior de técnicos e profissionais de várias áreas para fazer o mapeamento e conseqüente controle de nossas áreas territoriais.
Os cientistas podem estudar esses territórios como se estivessem bem
perto. Esse método pode ser usado para controlar o desmatamento, para
proteger rios e lagos, para fazer mapas, prever o tempo, descobrir jazidas de
minério, controlar o crescimento das grandes cidades etc. Bem como oferecer este material para pesquisa em nossos ambientes escolares desde os níveis do Ensino Fundamental até os níveis Acadêmicos.
Avistar o futuro é outro fator que nos possibilita o uso das tecnologias pois o uso deste modernos equipamentos permite determinar objetivos em construção de cidades, onde antes era apenas um território vazio, determina-se a medida do terreno para construções de pequenas ou grandes obras, podendo controlar também o tráfego terrestre, marítimo e/ou aéreo, podendo prever intensidade de fogos em florestas, e até o curso de um rio desviado, para que não desvie para outros lugares e resultar em graves incidentes.
Os dados dos satélites artificiais brasileiros já são usados na agricultura, dando uma idéia exata da situacão da lavoura, e até para fazer previsões sobre o resultado da safra.
O Brasil possui uma infinidade de tecnologias, principalmente no meio
espacial. O que torna o nosso país um grande competidor com os países de
primeiro mundo. A tendência é só melhorar; para isso, é necessário e urgente que as tecnologias mínimas se aproximem das escolas, dos alunos e dos professores para que possamos oferecer aos nossos alunos das escolas públicas o que lhes é de direito: O acesso ao conhecimento e ao manuseio orientado das tecnologias e do conhecimento que ela pode oferecer.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
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Um comentário:
Vera!
As tecnologias estão ocupando espaços e se modernizando a cada instante e nós como educadores e mediadores de aprendizagens temos que nos inserir a este processo sob o risco de perdermos nosso espaço de "Educadores-Mediadores de Aprendizagens", as tecnologias nos proporcionam momentos de interação através de espaços virtuais de aprendizagens. Quando colocas que a tendência é que as tecnologias se aproximem da escola, é verdadeira esta afirmação, pois o entendimento das autoridades governamentais está bem claro. Todas as nossas escolas estarão muito bem equipadas em um curto espaço de tempo. Cabe a cada educador conscientizar-se que precisa estar se instrumentalizando para fazer parte deste novo contexto histórico que a educação está vivendo.
Um abraço
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Estou em Floripa
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