A importância de aprender escolher
Precisamos saber escolher muito bem o que queremos e qual o caminho que devemos seguir, por isso é fundamental que façamos nossas escolhas bem pensadas e para isso precisamos de orientação, as pessoas precisam “aprender” a fazer escolhas significativas, tanto no campo intelectual, emocional, profissional e social para a construção de uma vida plena de realizações.
A finalidade principal de aprender não é acumular informação, mas transformá-la em conhecimento que permita fazer opções interessantes entre idéias, valores, visões de mundo, com freqüência conflitantes. Esse papel mais amplo não pode ser atribuído somente à escola, mas também à família, à cada instituição, à cidade como um todo. Mas a escola tem focado mais a formação intelectual do que a vivência das práticas aprendidas; isto é, se preocupa em mostrar caminhos, sem acompanhar os resultados concretos (a realização pessoal, profissional, emocional). De que adianta saber muito, se somos infelizes, se temos dificuldades em assumir desafios, em sair de situações de opressão em alguns campos?
A educação - na sua dimensão pessoal - pode contribuir para que façamos escolhas significativas na construção de uma vida com sentido, que nos realize, que tenha valor aos nossos olhos e aos de outras pessoas. É fundamental construir um percurso de vida que valha a pena, que nos traga cada vez mais realização e que seja motivo de orgulho.
Um dos campos mais importantes da educação pessoal é conseguir discernir o que vale a pena manter das visões de mundo que nos foram transmitidas pelos nossos pais e educadores na infância. Recebemos muitos valores prontos, formas de enxergar o mundo muito específicas. É importante ter condições de rever o que faz sentido depois que vamos crescendo e libertar-nos de muitos medos, preconceitos, deturpações, simplismos, que nos foram passados, muitas vezes com a melhor das intenções. Educar é ajudar a desconstruir o que não nos serve mais e reconstruir de forma mais ampla valores, emoções, visões de mundo mais condizentes com o nosso grau de percepção atual.
Para uma educação que contribua para escolhas e realizações na vida das pessoas, a escola precisa partir de onde o aluno está, das suas preocupações, necessidades, curiosidades e construir um currículo que dialogue continuamente com a vida, com o cotidiano. Uma escola centrada efetivamente no aluno e não no conteúdo, que desperte curiosidade, interesse. A escola precisa cada vez mais incorporar o humano, a afetividade, a ética, precisamos praticar a pedagogia da inclusão.
Os alunos só terão sucesso na escola, no trabalho e na vida social se tiverem autoconfiança e auto-estima.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
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Um comentário:
Lucimara!
A escola é o espaço de construção de conhecimentos, onde podemos estar levando nossos colegas e alunos a refletir sobre seus potenciais, suas angústias e suas expectativas, têm ainda como objetivos proporcionar a formação do indivíduo como um ser completo, resgatando e valorizando sua auto-estima.As tecnologias estão aí para enfocar todos estes aspectos. Você soube colocar muito bem o assunto mas não criou um hipertexto, pois, dentro dele deveria lincar a um site, que venha a complementá-lo ou a uma citação.Podes rever sua atividade e postá-la até o final da semana certo?
Um abraço
Margarete Curto Schütz
NTE- Cachoeira do Sul
Estou em Floripa
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