Atividade 02
Auto Retrato
Meu nome é Marceli Santos Ferreira, sou professora de Língua Portuguesa e trabalho desde 2003, quando iniciei como professora contratada no Município de Cachoeira do Sul, mas nesse mesmo ano fiz a prova para o concurso do Município de Cerro Branco onde passei em primeiro lugar e havia apenas duas vagas no município na minha área. Tive que abandonar meu contrato em Cachoeira do Sul porque os horários não coincidiam e, como o concurso era mais importante que o contrato, pois é uma pequena garantia de estabilidade, resolvi aceitar o emprego de Cerro Branco. Estou trabalhando lá até hoje, mas, em 2006, abriu o concurso para o Município de Cachoeira do Sul, então fiz a prova, passei em segundo lugar e fui nomeada no início de 2007.
Em Cerro Branco trabalho vinte horas as quais possuo 10 horas em sala de aula e outras 10 horas auxilio em projetos, atendo turmas que estão sem professor fazendo substituição. Agora no terceiro trimestre surgiu a oportunidade de trabalhar na Sala de Aula Digital, onde faço trabalhos de pesquisa com meus alunos e auxilio meus colegas, quando esses levam suas turmas para fazer pesquisas no local.
Em Cachoeira do Sul também trabalho vinte horas no turno da noite com o EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Municipal Miltom da Cruz. Leciono as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e coordeno atividades de teatro com alguns alunos que são interessados nisso.
Meus primeiros contatos com a computação iniciaram em 1998, quando foi comprado o primeiro computador da família que tinha um disco rígido de 3.2 Giga. Naquela época isso foi uma grande novidade para mim, fiquei encantada com aquela tecnologia. Infelizmente eu não podia utilizar tanto o computador como gostaria porque tinha que dividi-lo com meus irmãos, na verdade quem comprou o computador foi a minha irmã mais velha e ela é que tinha prioridade de usá-lo. O tempo foi passando e fui fazendo cursinhos de informática para me aperfeiçoar, mas o dinheiro era curto e só pude fazer Introdução ao Windows, Word e Excel.
Este ano eu pude comprar um computador que é só meu e posso utilizá-lo como realmente eu quero, faço meus trabalhos da escola, planejo aulas, digito textos para meus aluninhos. Estou muito feliz de estar aqui hoje fazendo este curso, é uma oportunidade única na minha vida que devo aproveitá-la, afinal, além de ser de graça, estou me aperfeiçoando na minha profissão e tenho obrigação de dividir este conhecimento com as escolas onde trabalho.
As tecnologias fazem parte de nosso cotidiano, por isso temos que cada vez mais nos aperfeiçoar e ficarmos atentos quanto às novidades que ocorrem hoje. Os alunos estão um pouco mais acostumados com esta realidade do que nós, os professores. Trazer de volta este aluno para a sala de aula e fazer com que ele se interesse pelo estudo é a missão do professor do século XXI. Pois um país não se faz apenas com máquinas, ele se faz com homens e livros. É só o conhecimento que garante dignidade aos seres humanos, mas um conhecimento que seja usado para o bem e nunca para prejudicar outros. Os computadores e a internet vieram para somar mais conhecimento para todos, mas devemos dirigir a construção deste conhecimento de forma que nosso aluno possa ser um cidadão que conheça seus direitos e cumpra seus deveres perante a sociedade.
Um comentário:
Marceli!
Ao ler teu relato percebi que és persistente e vais atrás de teus sonhos. Sabemos que enquanto educadores isto é fundamental e através disto estarmos incentivando nossos alunos a agirem desta forma..
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário