Atividade 2 – O QUE É HIPERTEXTO
PROFESSORES E GESTORES PREVISÍVEIS OU INOVADORES
O educador José Manuel Moran, fala com muita propriedade sobre o tema em questão, e chega mesmo a dizer categoricamente, que a grande maioria dos educadores, apesar de fazerem cursos de aperfeiçoamento, buscarem subsídios para enriquecerem o conteúdo que querem transmitir aos seus alunos, continuam a transmitir tão somente o que aprenderam, ou buscaram nos livros e outros meios de conhecimento humano. Isto contudo não os colocam como inovadores, termo que só se aplica aqueles que de forma mais ambiciosa tornam o seu dia-a-dia dentro da escola um verdadeiro desafio, para si e os seus educandos. Esta é uma questão extremamente importante, pois somente no enfrentamento de obstáculos, nas dificuldades é que saberemos realmente aplicar aquilo que se tornou conhecimento intrínseco, ou seja, que agora está entranhado dentro e não fora de nós, é um pertencimento capaz de tornar possível os mais intrincados momentos da vida do ser humano.
Isto posto, é necessário refletirmos sobre a questão e nos colocarmos diante dos nossos alunos, como parceiros, coordenadores, participantes do grupo e não apenas como o que sabe e os outros estão para aprenderem. Esta postura é na maioria das vezes, muito difícil, pois fomos ensinados a sermos professores que sempre estão ansiosos pelos resultados que obteremos com a aplicação de nossos conhecimentos, ou seja, aprendemos a mensurar, mesmo antes de valorizarmos o que os educandos aprenderam, até porque somos constantemente cobrados no sentido de apresentarmos resultados o que muitas vezes nos leva a cometermos o grave erro em nos satisfazermos apenas com o superficial, precisamos nos reorganizarmos como educadores e pensarmos melhor quais os frutos que queremos colher como professores, visto que somente transmitir conhecimento através de objetivos propostos geralmente por nós mesmos, e não pelos que realmente estão no centro da atenção e do foco dos educadores, isto é ser um inovador, vencer as barreiras que nos impedem de avançarmos e sermos realmente prepositivos sempre buscando trabalhar a realidade onde estamos inseridos como professores e assim colaborarmos de maneira salutar para uma educação que promove o ser humano.
Elieser Silveira 17-11-2008.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Colega!
Teu texto está muito bom, pois buscastes em Moran o que há de mais interessante em relação a informática, a relação do professor com a mesma. Mas não criastes um hipertexto, pois terias que lincar uma palavra a explicações que estejam em um site, etc...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário