O Uso de Mídias como Ferramentas Educativas
A utilização de vídeo para complementar os estudos de leitura e interpretação de texto tem grande importância em sala de aula. Através deste trabalho podemos motivar nossos alunos para que pesquisem muito mais sobre o assunto tratado.
Por exemplo, os Filmes do Harry Potter são bastante sugeridos pelas crianças por mostrar uma realidade totalmente fantasiosa, mas que disperta o interesse pela leitura a partir do momento que se olha o filme. Os alunos ficam curiosos para saber mais sobre a história e acabam lendo o livro no qual o filme foi inspirado.
Também podemos citar a utilização de CDs que contam histórias muito conhecidas como Os Três Porquinhos, Cinderela, O gato de Botas, entre outras; servem para melhorar a percepção e a imaginação do aluno que reporta-se para o seu interior e busca imagens que possam mostrar o ambiente, o tempo e o local onde se passa o conto.
Uma outra sugestão seria o uso de jornais e revistas em sala de aula para que o aluno possa estar a par das notícias da atualidade. Também é um meio eficaz de difundir o conhecimento através de publicações dos próprios alunos de textos que eles mesmos escreveram.
Outra opção é assistir os telejornais e fazer resumo, depois o aluno conta a notícia para seus colegas na aula seguinte, e assim todos vão compartilhando o conhecimento e desenvolvendo sua capacidade de comunicar-se bem e ser compreendido pelos outros. Além disso o aluno não fica mais alheio aos acontecimentos do dia-a-dia e torna-se um ser crítico com opinião formada a respeito de qualquer assunto.
Podemos utilizar os livros e promover um horário semanal para a leitura em sala de aula. Os próprios alunos escolhem os livros que desejam ler, assim a leitura torna-se mais interessante. O aluno começa a ter autonomia a partir do momento que percebe através da leitura que essa é uma fonte de conhecimento que precisa ser explorada por ele mesmo. Assim estaremos desenvolvendo cidadãos independentes e ao mesmo tempo cooperativos, pois a cooperação deve ser o norte que nós professores devemos dar a nossos alunos para formar uma sociedade mais justa.
Marceli Santos Ferreira
A utilização de vídeo para complementar os estudos de leitura e interpretação de texto tem grande importância em sala de aula. Através deste trabalho podemos motivar nossos alunos para que pesquisem muito mais sobre o assunto tratado.
Por exemplo, os Filmes do Harry Potter são bastante sugeridos pelas crianças por mostrar uma realidade totalmente fantasiosa, mas que disperta o interesse pela leitura a partir do momento que se olha o filme. Os alunos ficam curiosos para saber mais sobre a história e acabam lendo o livro no qual o filme foi inspirado.
Também podemos citar a utilização de CDs que contam histórias muito conhecidas como Os Três Porquinhos, Cinderela, O gato de Botas, entre outras; servem para melhorar a percepção e a imaginação do aluno que reporta-se para o seu interior e busca imagens que possam mostrar o ambiente, o tempo e o local onde se passa o conto.
Uma outra sugestão seria o uso de jornais e revistas em sala de aula para que o aluno possa estar a par das notícias da atualidade. Também é um meio eficaz de difundir o conhecimento através de publicações dos próprios alunos de textos que eles mesmos escreveram.
Outra opção é assistir os telejornais e fazer resumo, depois o aluno conta a notícia para seus colegas na aula seguinte, e assim todos vão compartilhando o conhecimento e desenvolvendo sua capacidade de comunicar-se bem e ser compreendido pelos outros. Além disso o aluno não fica mais alheio aos acontecimentos do dia-a-dia e torna-se um ser crítico com opinião formada a respeito de qualquer assunto.
Podemos utilizar os livros e promover um horário semanal para a leitura em sala de aula. Os próprios alunos escolhem os livros que desejam ler, assim a leitura torna-se mais interessante. O aluno começa a ter autonomia a partir do momento que percebe através da leitura que essa é uma fonte de conhecimento que precisa ser explorada por ele mesmo. Assim estaremos desenvolvendo cidadãos independentes e ao mesmo tempo cooperativos, pois a cooperação deve ser o norte que nós professores devemos dar a nossos alunos para formar uma sociedade mais justa.
Marceli Santos Ferreira
Um comentário:
As atividades postadas por vocês mostram a riqueza do que fazem, a utilização das mídias em sala de aula, levando os alunos a refletirem a buscarem novas informações... Vimos que é possível, basta que nós como mediadores de aprendizagens estejamos disponíveis para
aprender e possibilitar esta aprendizagem aos alunos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário