Educar é formar cidadãos responsáveis: social e politicamente.
Hipertexto sobre educação
Educar é formar cidadãos responsáveis: social e politicamente.
Em todas as manifestações de caráter social, politico e econômico, da mais inconseqüente opção pessoal às mais sérias decisões de governo, o ser humano é guiado por dois comportamentos básicos: pensar e agir, de acordo com os conhecimentos disponíveis.
Facilmente se constata que idéias, opiniões, atitudes e ações não seguem um esquema simples, mecanicista e uniforme, pois as diferentes preocupações que atormentam o homem se embaralham e se cruzam a todo instante, de que adianta sabermos muito, acumularmos conhecimentos descontextualizados, se temos dificuldades em assumir desafios, em sair de situações de opressão e conflito? Para que serve a escola neste momento?
A formação do cidadão consiste em capacitá-lo a pôr ordem nesse processo, que se desenvolve ao seu redor mas sempre explode dentro dele. A principal contribuição formativa da educação deve ser a de atuar sobre esse mecanismo mental decisório e ajustá-lo o mais corretamente possível, equilibrando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes segundo padrões éticos, morais e outros, válidos para todas ou para a maioria das pessoas.
A capacidade de discernimento, fazer escolhas e posicionar-se diante das questões do mundo é o fundamento mais significativo da escola.
Não existe método infalível para que alguém possa chegar, sempre, às melhores decisões sobre todas as coisas, mas pode-se melhorar a capacidade de raciocínio com a prática, o estudo, a crítica, a reflexão. O maior objetivo talvez um sonho é que cada indivíduo se torne autônomo, seja capaz de decidir por si mesmo, não se sujeitando a interferências ou pressões externas.
Neste momento estaremos responsavelmente formando cidadãos conscientes.
Vera Neunfeldt
Um comentário:
Vera!
Teu texto realmente reflete tua consciência e preocupação com o papel do Educador, lincando a Moran, que é sábio ao colocar o papel do Educador enquanto articulador de aprendizagens...Temos que rever nossa caminhada e nos conscientizarmos que educar vai além das quatro paredes da sala de aula tradicional, pois esta já faz parte do passado, hoje temos as tecnologias como ferramentas facilitadoras de construção de conhecimentos não achas?
Um abraço
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário