quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ATIVIDADE 2

A EDUCAÇÃO QUE ALMEJAMOS


“UM PROFESSOR DEVE SER UM MESTRE DE VÔO” Rubem Alves

A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo o momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.
No inicio de nossa escolha profissional,que na verdade é a escolha de uma missão/jornada sem fim mas com vários começos e recomeços diário,fomos conscientemente ou não, fascinados pelo fato extraordinário de desenvolvermos o dom,digo DOM porque capacidade todos possuem, mas para realmente “ensinar proporcionando uma mudança profunda no ser”é necessário mais que pura e simples capacidade de transmitir saberes, é preciso amor, doação,carinho, paciência,dedicação ao próximo, confiança e muito amor agregado a cada um dos quesitos citados.
Mas não basta sermos fascinados pelo ato de ensinar é preciso que tenhamos a consciência de que cabe a nós profissionais da educação o dever de tornar a educação significativa aos olhos dos educandos, de fasciná-los e cativa-los para que o desafio de construir conhecimentos lhes seja saboroso e significativo. Para cumprirmos a nossa missão não basta boa vontade é preciso determinação e perseverança, pois o caminho é desafiador e muitas vezes, exige de nós mais do que parece termos a oferecer, caminho de eterno aprendizado, de inúmeras dificuldade , de trabalho árduo e constante, de incontáveis conquistas e sempre repleto de valorosos companheiros.
Companheiros ... união ... em busca das tantas melhorias ainda por serem conquistadas no âmbito educacional e na necessidade da incorporação de TODOS os colegas que fazem parte das equipes educativas de nossas escolas nesta imprescindível caminhada rumo aos sonhos e ideais, que traçamos em conjunto, por uma educação humanista de qualidade.
Não são apenas os professores que precisam urgentemente ir em busca de aperfeiçoamento e atualização. A necessidade desta busca também se faz sentir entre os gestores que precisam estar atento para o fato de que não basta realizar cursos com o ímpeto de avançar na carreira e assim prorrogar a repetição dos mesmos métodos e procedimentos por ser este um ato confortável e estável.
É de extrema importância que os educadores acomodados, professores e gestores, e que vêem na educação uma fonte de sobrevivência e que apresentam mil desculpas para realizarem apenas o mínimo indispensável ao seu trabalho, e que não os cause sobressaltos, tenham seus sonhos e suas forças de mudança restauradas para que não mais se conformem com as mesmices de seus trabalhos e tornem-se dispostos a sempre alçarem novos vôos em busca de saberes, transformações e novos sonhos para a educação.
Hoje precisamos urgentemente de muitos profissionais humanistas inovadores, que tragam contribuições, motivação e esperança, com os que possamos contar para novos projetos e desafios. Estamos numa fase de grandes mudanças e não podemos demorar demais para aprender a implementá-las. Por isso é tão importante investir em uma educação humanista, de qualidade, que valorize os inovadores e os criativos.
Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial.
Precisamos nos relembrar que nossos alunos, e nós mesmos, somente apreendem os saberes a eles apresentados quando estes são vivenciados, significativos, despertam o interesse, oportunizam a interação e a participação até mesmo pela divergência de idéias ,quando o professor trabalha com foco em objetivos definidos proporcionando a transformação dos conteúdos, pelos alunos, em uma prazerosa aprendizagem.
O processo de mudança na educação não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade.



Marisane Fernanda Kluge---hipertexto



ATIVIDADE SOBRE O USO DA MIDIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES
MARISANE FERNANDA KLUGE

A MIDIA EM SALA DE AULA

No meu trabalho em sala de aula procuro sempre que possível inserir os meios de comunicação a que temos acesso devido ao grande de trabalho que oferecem e também porque nem todos os meus alunos possuem acesso a eles.
Costumo usar bastante os jornais, trabalhando os diversos textos e informações nele contidas, também como forma de pesquisa pois grande parte dos alunos e a escola o possuem.
Os programas televisivos são comentados em sala de aula sempre que as notícias ou acontecimentos jornalísticos, até mesmo das novelas, chamam a minha atenção e a dos alunos. Então são realizados comentários variados, de critica, analise,etc. Alem disto usamos tv e dvd para passar alguns filmes e documentários sobre os conteúdos que são trabalhados.

Um comentário:

Curso Introdução à Educação Digital disse...

Colega!
Estarmos inserindo as mídias em nosso fazer pedagógico faz parte das mudanças que a escola almeja como um todo, envolvendo professores, alunos e funcionários...Em sala de aula a utilizção das mídias enfatizando o conteúdo desenvolvido só vem a acrescentar.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul