Atividade 01
O que seria de nós sem o vôo do 14bis
Relacionando a história de Santos Dumont com a realidade que estamos vivenciando durante este curso é interessante. Santos Dumont fez várias tentativas para que seu projeto, o 14bis, saísse do papel para a prática. Muitas destas tentativas foram frustradas, mas não houve um momento em que este jovem idealista demonstrasse vontade de desistir de seus sonhos. Hoje só temos a agradecer o esforço e a dedicação que ele, com sua coragem e teimosia, mostrou que o impossível pode ser possível.
Portanto nós, profissionais da educação (professores, funcionários entre outros), temos o dever de nos atualizarmos através de cursos de informática que nos são oferecidos, aproveitar estas oportunidades para refletir e darmos um novo rumo para a educação. Fazer com que nossos alunos se interessem pelos estudos proporcionando a inclusão digital nas escolas. A sociedade em que vivemos hoje exige que as pessoas saibam manusear o computador, bem como seus recursos, pois quem não está a par desta realidade, fica a ver navios e não acompanha a evolução dos tempos.
Se esta evolução afeta nossas vidas, com certeza não só as nossas, mas também de muitas outras pessoas, pois a tecnologia agora faz parte do nosso cotidiano. Fica difícil para os jovens conseguirem um emprego ou até montar seu próprio negócio sem o domínio da informática. A internet é uma ferramenta necessária para nos comunicarmos e obtermos novos conhecimentos. Claro, tudo tem que ter a sua medida, a internet deve ser dirigida para a educação, pois sendo uma ferramenta de livre acesso, há muito conteúdo impróprio para menores de dezoito anos, isso pode prejudicar nosso aluno mostrando um mundo totalmente sem valores. Nós professores devemos tomar cuidado quanto a isso, nosso aluno já está bem mais evoluído tecnologicamente do que nós.
Assim como Santos Dumont nós também precisamos ter a mesma coragem e teimosia que ele para fazer o impossível virar realidade. Que a inclusão digital não seja mais uma utopia, mas uma atividade que só vai contribuir para a educação de nossas crianças para um futuro ainda muito melhor do que estamos vivenciando nos dias de hoje. E para que tudo isso aconteça basta dar os primeiros passos, é o que estamos fazendo aqui neste curso hoje.
Marceli Santos Ferreira
Um comentário:
Marceli!
Vejo que tens cinsciência que nossos alunos estão avançando cada vez mais no mundo das tecnologias, deixando os professores para trás dentro do processo, talvez esta mudança tenha que acontecer por parte dos professores procurando estar em formação conhecendo as ferramenatas básicas para preparar suas atividades pedagógicas.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário