Vamos entar neste site
http://www.gvt.com.br/portal/educando.gvt
(uso inteligente da internet-Vídeo)
Nesta unidade vamos navegar pela rede mundial de computadores.
· Criar-email (gmail.com) Por grupo de escolas
· Trocar e-mail ( Como pretendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos nesta formação ao retornar para a escola?)
· Pesquisa na internet
· Navegar pela internet com o software livre de navegação, Iceweasel.
Estamos cada vez mais rodeados de artefatos, objetos, bens e símbolos que remetem à tecnologia. Os meios de comunicação constantemente divulgam produtos e serviços tecnológicos para facilitar o cotidiano das pessoas, tornando a vida mais confortável, mais rápida, mais eficiente, mais ágil. Vivemos na era da tecnologia da informação, também conhecida côo sociedade do conhecimento.
A internet funciona como um oceano pelo qual a informação contida em texto, som e imagem podem ser navegados, ou melhor, acessados em qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que dizemos que navegamos na internet.
Iceweasel – é um navegador para a internet, exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian (base do Linux Educacional).
Navegar na internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são organizados para facilitar a localização dos endereços.
Cada página (site) também tem seu endereço. Veja um exemplo:
http://www.mec.gov.br
http- é o protocolo de identificação e transferência de documentos na internet;
www – significa que o endereço está na WorWide Web;
mec - é o domínio ( nome registrado) do site
gov – é o código para sites de instituições governamentais;
br – é o código para sites registrados no Brasil
Atividade -01 Presencial
· Clique no botão INICIAR, existente no rodapé da tela. Em seguida, procure internet no menu que se abre e clique, um novo menu surgirá, procure o navegador Web Icewealsel.
Digite na linha de endereços o seguinte: http://webeduc.mec.gov.br
A tela que se abriu é do WebEduc, o portal de conteúdos educacionais do MEC.
Vamos conhecê-lo?
Agora acesse o site do CD-ROM navegue pela WebEduc.
Leve o Cursor até a imagem do Curso mídias na educação. Entre no curso e navegue pelo material disponível.
Localize alguns textos e leia principalmente os relacionados com tecnologia e escola.
Localize alguns textos e leia.
Vamos entrar num chat ( http://chat.terra.com.br)
Dentro do Próprio gmail abrimos um chat.
(proposta de tema – Como estão sendo utilizadas as mídias em sua escola - relate experiências)
Pasta - Portfólio do Cursista ( no computador e pendrive)
Atividades a Distância
Atividade 1
· Escolha um tema relacionado com a sua área de atuação.
· Escolhido o tema, faça uma pesquisa, utilizando o buscador Google.
· A partir dos resultados dessa pesquisa, organize uma lista de endereços virtuais que ofereçam recursos educativos para melhor desenvolvimento do tema em sala de aula.
Pasta do Cursista - A pós publique no blog
Atividade- 02
· Pesquise: O que é hipertexto?
· Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran
Na opção “educação inovadora” escolha um texto para você ler.
· Depois da leitura, produza um texto hipertextual sobre o que você leu. Salve em sua pasta Portfólio do Cursista e publique no blog.
Atividade – 03
· Ler sobre material impresso, TV e vídeo, rádio e/ ou informática nos textos das Mídias na Educação.
· Acesse os textos pelo link: http://www.webeduc.mec.gov.br/midias educação/index.php
Você utiliza uma dessas mídias? Relate suas experiências no Blog.
Atividade – 04
Use o e-mail e comunique-se com os outros cursistas e formadores (tema e destinatário – Livres)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário